Correio Popular Notícia





Ji-Paraná realiza Dia D de Combate a dengue

Data da notícia: 18/11/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111119d.jpg[/IMG] (Da Redação) Visando orientar a população de Ji-Paraná sobre como prevenir os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, as equipes da DCV (Divisão de Controle de Vetores) da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) realizou nesta semana, o Dia D de Combate à Dengue, com um pit-stop no centro e na frente do Shopping Cidadão. Além de uma carreata pelas principais avenidas do município. ?Na última quinta-feira (17) realizamos o pit-stop com a distribuição de panfletos e ontem (18) uma carreata. A nossa meta é sensibilizar a comunidade para que adote medidas preventivas em casa como, por exemplo, manter as caixas d'água tampadas, não deixar entulho no quintal e observar vasos de plantas?, disse o diretor da Divisão, José Carlos da Costa.
A comunidade recebeu panfletos explicando que a dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. ?Além do trabalho da equipe da Semusa, é fundamental que a população colabore promovendo a limpeza dos pátios e quintais de modo a não deixar recipiente que acumule água, principal local de reprodução do mosquito?, afirmou o secretário municipal de Saúde, médico Abrahim Chamma.
As equipes do DCV realizam diariamente um trabalho de prevenção e controle à dengue em Ji-Paraná, intensificando as ações principalmente no período chuvoso. Segundo José Carlos, as equipes estão realizando palestras educativas, recolhendo pneus em borracharias, depósitos e terrenos baldios, fazendo o mutirão de limpeza nos bairros mais baixos que são propícios a alagamentos nos períodos chuvosos, visitas domiciliares, passando o fumacê, entre outras ações para combater e prevenir à dengue.

LIMPEZA - Para contribuir com o trabalho de combate a doença a comunidade deve lavar, principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes e baldes; Não deixar água acumulada sobre a laje; manter a caixa d?água completamente fechada; eliminar ou encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de plantas; manter bem tampados tonéis e barris de água; semanalmente, lavar por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água; remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos e garrafas vazias; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; não jogar lixos em terrenos baldios; e manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Fonte:






Noticia vista 1731 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.